Warning: Header may not contain more than a single header, new line detected in /data/virtual/ibsadermacombr/public_html/wp-content/themes/ibsaderma/includes/redirect.php on line 77
GINÁSTICA FACIAL: EXERCÍCIOS DE LEVANTAMENTO DA MAÇÃ DO ROSTO. | IBSA Derma

Anti-idade, Maçãs do rosto, Rosto

GINÁSTICA FACIAL: EXERCÍCIOS DE LEVANTAMENTO DA MAÇÃ DO ROSTO.

Anti-idade, Maçãs do rosto, Rosto

GINÁSTICA FACIAL: EXERCÍCIOS DE LEVANTAMENTO DA MAÇÃ DO ROSTO.

As maçãs do rosto são o suporte do rosto. Se as mantivermos em forma com o treinamento certo, envelheceremos mais vagarosamente.

Nossas avós diziam: maçãs do rosto alongadas, juventude longa. E elas estavam certas. Rostos emoldurados por maçãs do rosto fortes e arredondadas resistem, por mais tempo, à devastação causada pelo tempo, porque esse suporte natural evita a flacidez do tecido. Nem sempre a culpa é da idade ― a perda repentina de peso é suficiente para que as maçãs do rosto percam o tônus, com as consequências que todos tememos: nosso contorno facial perde a forma, e os odiosos sulcos nasolabiais erguem suas cabeças feias.

Como resolver esse problema? Por muitos anos, acreditou-se que o único remédio eficaz fosse a aplicação de próteses nas maçãs do rosto. E as estrelas da televisão continuam pensando assim; elas reaparecem em público, após ausências estratégicas, com maçãs do rosto novinhas em folha, brilhando como bolas de pingue-pongue. Mas, além desses excessos ― frequentemente procurados mais para agradar as câmeras do que para gratificar o olhar ―, hoje, a lógica conservadora prevalece: como manter as maçãs do rosto que a mãe natureza nos deu. É por isso que damos preferência, cada vez mais, a preenchedores dérmicos à base de ácido hialurônico, que têm a vantagem adicional de serem menos invasivos.

Ginástica facial e automassagens: as soluções mais práticas.

A flacidez das maçãs do rosto depende da ação de vários fatores: por um lado, a reabsorção óssea em razão da idade; por outro, a redução dos compartimentos de gordura facial. Mas uma das principais causas é a perda de tônus e de elasticidade dos músculos zigomáticos. E, como sabemos, a solução mais eficaz para restaurar o tônus muscular é fazer ginástica, de preferência, integrando-a com massagens direcionadas.

Exercícios musculares faciais: premissa.

Os músculos zigomáticos estão localizados entre a orelha e o lábio superior e sustentam, literalmente, a área da bochecha. Eles são músculos muito finos e delicados, por isso é importante exercitá-los corretamente. Ao mesmo tempo, é importante sentir que estão sendo exercitados; portanto, não tenha medo se sentir uma leve rigidez ou formigamento durante os exercícios.

Esses exercícios podem ser praticados em qualquer lugar e a qualquer hora (por exemplo, durante os intervalos comerciais, enquanto você assiste à TV, ou quando estiver dirigindo). Mas, assim como malhar na academia, esses exercícios exigem regularidade e comprometimento, principalmente se você quiser ver resultados em um tempo razoável.

Exercício 1: grande O.

É o exercício mais praticado na ginástica facial porque, além dos músculos zigomáticos, estimula todos os outros 56 músculos da face (como referência, é o exercício típico que os atores fazem antes de entrar no palco). Comece abaixando os ombros e endireitando as costas, para que elas fiquem retas (faça isso em todos os exercícios). Abra a boca como se estivesse no dentista. Empurre o queixo para baixo até formar um O com a boca; em seguida, cubra os dentes com os lábios. Mantenha a posição por 15 segundos. Descanse por 5 segundos e repita o exercício três vezes.

A primeira vez que você tentar esse exercício, faça-o na frente de um espelho e tente memorizar os movimentos corretos. Mais tarde, você poderá repeti-lo sem dificuldade, em qualquer situação. Como esse exercício não requer a ajuda das mãos, você pode fazê-lo facilmente enquanto dirige. E não importa se as pessoas passando pela rua olharem para você um pouco confusas.

Exercício 2: grande O com massagem.

Inicie na mesma posição do exercício anterior. Agora, porém, coloque os cotovelos em uma mesa e abra as mãos em forma de V. Coloque o rosto nesse suporte formado pelas mãos, pressione as maçãs do rosto contra a base da palma das mãos e empurre o tronco para frente e para trás, como se estivesse chorando. A pressão das mãos e o movimento criarão uma massagem na área das maçãs do rosto.

Essa posição também é conhecida como o “grito de Munch”, pois a posição da boca e das mãos parecem replicar as do personagem do famoso quadro do pintor Edvard Munch. É importante que só pratiquemos esse exercício depois de treinarmos com o primeiro exercício (o grande O) por, pelo menos, duas semanas; depois desse tempo, os músculos já devem estar um pouco tonificados e treinados antes de serem massageados. Só então podemos parar o primeiro exercício e treinar apenas com o segundo.

Exercício 3: sorriso para elevar as maçãs do rosto.

Não é nenhum segredo: uma das fórmulas para se manter jovem é sorrir. Ao rir, exercitamos nossos músculos da maneira correta: não é por acaso que as pessoas que não riem o suficiente parecem ter um semblante triste.

Como praticar o sorriso de levantamento das maçãs do rosto? Esticando o sorriso horizontalmente e fazendo um pouco de tensão até que as maçãs do rosto se elevem ao máximo. Como sempre, mantenha a posição por 15 segundos e, em seguida, descanse o rosto por 5 segundos. Repita até completar 5 repetições. Para ter uma ideia de quanto seus músculos estão se exercitando, tente tocá-los com um dedo enquanto pratica o exercício: você os sentirá tensos e túrgidos.

Exercício 4: sorriso com o lábio inferior para dentro.

A primeira variação do sorriso para levantar as maçãs do rosto consiste em posicionar as maçãs do rosto ligeiramente para baixo e mover o lábio inferior sobre os dentes, empurrando-o em direção ao palato. Mantenha a posição por, no máximo, 15 segundos, e você sabe o resto.

Exercício 5: sorriso da língua ao nariz.

Nessa segunda variação, coloque a língua para fora e empurre-a para cima até ela tocar a ponta do nariz.

Quando os músculos zigomáticos adquirirem tônus, você poderá aumentar o número de repetições. Mas, provavelmente, não será necessário. Se você fizer esses exercícios com regularidade e, pelo menos, duas vezes por dia, os primeiros resultados já poderão ser vistos após duas semanas.