Warning: Header may not contain more than a single header, new line detected in /data/virtual/ibsadermacombr/public_html/wp-content/themes/ibsaderma/includes/redirect.php on line 77
ENVELHECIMENTO FACIAL. QUEM DISSE QUE NÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LO? | IBSA Derma

Rosto

ENVELHECIMENTO FACIAL. QUEM DISSE QUE NÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LO?

Rosto

ENVELHECIMENTO FACIAL. QUEM DISSE QUE NÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LO?

O envelhecimento da pele do rosto começa aos 25 anos. Ele pode, porém, ser prevenido, postergado e até mesmo revertido.

A juventude eterna ainda é inatingível. No entanto, atualmente a ciência é capaz de nos fornecer produtos, tratamentos e bons hábitos que podem retardar o processo de envelhecimento de maneiras antes impensáveis e, se necessário, podem até revertê-los.

Quais são as causas do envelhecimento facial? Envelhecimento cronológico (ou cronoenvelhecimento)

As primeiras rugas começam a aparecer por volta dos 25 anos. Por que isso ocorre? Nessa idade, alguns processos começam a ocorrer dentro da derme, isto é, a parte mais profunda da pele. Esses eventos são o resultado de fatores internos, ligados ao chamado cronoenvelhecimento, ou seja, ao inevitável processo de envelhecimento cronológico que afeta todos os seres vivos.

Diminuição da quantidade de fibroblastos.

Com a idade, a quantidade de fibroblastos da pele diminui, juntamente com sua capacidade de reprodução. Isso é um problema para a nossa pele, pois os fibroblastos são células responsáveis pela produção dos componentes da matriz extracelular: elastina, colágeno e glicosaminoglicanos, os açúcares precursores do ácido hialurônico. À medida que a quantidade desses elementos diminui (após os 25 anos, a produção de colágeno e de elastina diminui 1% a cada ano), a derme começa a entrar em colapso: a pele começa a envelhecer, e o contorno natural e a plenitude do nosso rosto se deterioram.

Comprometimento da microcirculação.

À medida que envelhecemos, os pequenos vasos sanguíneos na derme se dilatam e perdem a elasticidade. Consequentemente, a quantidade de sangue, de oxigênio e de nutrientes que chega às células também diminui, e estas, por sua vez, dada a menor oferta de energia, produzem menor quantidade de colágeno e de elastina.

Aumento do estresse oxidativo.

Acrescente a esses processos degenerativos a produção deletéria de radicais livres. Essas moléculas infames são produtos residuais formados dentro das células. Em doenças fisiológicas, elas são neutralizadas por substâncias antioxidantes presentes em nosso organismo, mas, quando esse delicado equilíbrio é perturbado, gera-se o chamado “estresse oxidativo”, que compromete o funcionamento natural dos fibroblastos.

Fotoenvelhecimento e envelhecimento relacionado ao estilo de vida.

A exposição aos raios UV, especialmente se você tiver uma pele sensível, é um poderoso acelerador do processo de envelhecimento cronológico. A exposição ao sol sem proteção adequada pode causar o aparecimento de rugas antes dos 25 anos, bem como o aparecimento de manchas de sol e a descoloração da pele com o passar dos anos.

Não esqueçamos o pior de nossos vícios: álcool, fumo e açúcar. Um verdadeiro cerco em nossa pele, especialmente quando combinados ― algo que acontece com muita frequência.

Como controlar o envelhecimento facial? Prevenção, como sempre, é o melhor remédio.

A pele tem uma lista longa de inimigos, mas a boa notícia é que essa lista não é imbatível. Mesmo o cronoenvelhecimento, embora um processo inevitável, pode ser extensamente controlado. A prevenção, todavia, tem uma regra estrita: começar imediatamente, antes mesmo de aparecerem as primeiras rugas. E, então, perseverar!

O primeiro hábito que não pode ser negligenciado é remover a maquiagem todas as noites antes de dormir e hidratar o rosto com um creme adequado ao seu tipo de pele. Para os mais diligentes, há uma rotina noturna completa, com séruns específicos antes da hidratação e uma máscara antirrugas uma vez por semana.

A única prevenção para o envelhecimento causado pela luz solar é aquela que adoramos esquecer: aplicar o protetor solar adequado, com fator FPS apropriado.

Semelhantemente, tanto o cronoenvelhecimento quanto o fotoenvelhecimento podem ser controlados pelo abandono de maus hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool, que promovem o estresse oxidativo, bem como seguindo uma dieta saudável (rica em antioxidantes e fibras e pobre em açúcares). E não nos esqueçamos de atividade física regular, redução do estresse e redução da exposição à poluição ambiental.

Remédios da medicina cosmética para uma pele jovem.

Há casos em que as práticas mencionadas não são suficientes, e as rugas e outras manchas passam a constituir um problema para nós, especialmente se afetam nossa autoestima e como nos vemos. Atualmente, a medicina estética oferece diversas soluções para quem busca uma pele jovem, sem recorrer a soluções de cirurgia plástica invasivas e caras.

Os remédios da medicina estética apresentam um protagonista incontestável: o ácido hialurônico. Essa substância está naturalmente presente na derme, onde hidrata e tonifica a pele devido à sua capacidade de atrair e reter água. Com o passar da idade, a quantidade de ácido hialurônico em nosso corpo é reduzida, mas pode ser restabelecida, pelo menos temporariamente, com a aplicação de um preenchedor dérmico e, dessa forma, retomar sua ação hidratante de renovação celular.

As extraordinárias propriedades do ácido hialurônico e sua invasividade mínima também o tornam ideal para combinar sinergicamente diferentes tratamentos faciais; em outras palavras, o ácido hialurônico pode ser adicionado, após avaliação médica cuidadosa, a um protocolo personalizado. Além disso, sua biodisponibilidade também o torna extremamente versátil: é adequado para o tratamento de quase qualquer problema cosmético facial e em qualquer idade. Da mulher de trinta anos, que deseja preservar sua pele luminosa, à mulher de setenta anos, que precisa de uma remodelação natural do contorno facial.

Veja aqui os tratamentos à base de ácido hialurônico mais adequados e solicitados, de acordo com as necessidades de diferentes idades.

O dermatologista ou o médico especializado em cosmética (lembre-se de que somente profissionais são licenciados para aplicar esse tratamento) aplica microinjeções à base de ácido hialurônico, a uma profundidade de 2-3 mm, na derme papilar da paciente, isto é, na camada superficial e rica em células da derme, que é mais afetada pelos efeitos nocivos da luz solar. Os resultados ficam imediatamente visíveis: a pele fica mais jovem, radiante e tonificada. E os efeitos ocultos são tão importantes quanto os efeitos aparentes: as injeções estimulam uma reestruturação da pele, hidratam a matriz celular e neutralizam os radicais livres. Isso também prepara a pele para se proteger contra os raios ultravioletas.

Biorrevitalização.

Após os 30 anos de idade, quando aparecem as primeiras manchas devido ao envelhecimento cronológico, pode ser adequado recorrer a um tratamento de biorrevitalização. Essa técnica de regeneração anti-idade é realizada por meio de microinjeções mais profundas, que são direcionadas à derme reticular, ou seja, à camada mais carente de células e mais rica em fibras. De um modo geral, com base no resultado desejado, outros ingredientes ativos são adicionados ao ácido hialurônico: vitaminas e antioxidantes para revitalizar a pele e ácidos nucleicos para tratar as rugas.

O objetivo da biorrevitalização é ajudar a pele a produzir colágeno e elastina, as fibras elásticas responsáveis pela turgidez e pela tonicidade da pele; de modo geral, é um procedimento realizado no rosto, mas também pode ser aplicado no pescoço, onde a pele é muito fina e envelhece mais rapidamente.

Preenchimentos específicos para o rejuvenescimento facial.

Atualmente, os preenchedores dérmicos à base de ácido hialurônico são os tratamentos estéticos mais populares para quem deseja tratar manchas faciais mais específicas relacionadas à idade. As microinjeções de preenchimento são normalmente realizadas com os seguintes objetivos:

Dar volume aos lábios, ao queixo e às maçãs do rosto. Não se trata apenas de dar volume aos lábios que são muito finos e/ou mal definidos. Também é possível restaurar o suporte e a proeminência das maçãs do rosto que ficaram fundas, bem como restaurar uma linha maxilar que perdeu sua definição. Os efeitos desse tratamento duram cerca de 6 meses para os lábios e até 12 meses para as maçãs do rosto e o queixo.

Pescoço e colo. Os “anéis de Vênus” (isto é, as rugas horizontais que envolvem o pescoço como um colar natural) ocorrem tanto por causa do efeito do envelhecimento cronológico quanto em razão de uma postura errada. Hoje em dia, por conta da postura que adotamos ao sentarmos à frente do computador e ao mexermos no celular, temos que lidar com o “pescoço afetado pela tecnologia”. Mas não se preocupe, os preenchimentos dérmicos à base de ácido hialurônico podem suavizar essas linhas no pescoço, e os efeitos do tratamento duram cerca de 12 meses.

Corrigir as rugas ao redor dos olhos. O preenchimento de linhas de expressão, pés de galinha ou linhas glabelares é um tratamento de preenchimento dérmico comum. Os efeitos do tratamento duram de 2 a 3 meses.

Acne e cicatrizes. O ácido hialurônico, por meio de regeneração tecidual, é um método eficaz para eliminar cicatrizes causadas por acne (também acne cística) ou outras cicatrizes causadas por cirurgias.

Quando aplicados no momento certo, esses tratamentos são excelentes alternativas a cirurgias invasivas e caras. Comparados a este último, os preenchedores dérmicos à base de ácido hialurônico permitem efeitos naturais e, sobretudo, reversíveis. A diferença entre cirurgia e tratamento cosmético está precisamente no seguinte: a primeira é uma operação única e tem efeitos definitivos e irreversíveis, ao passo que o segundo é um “encontro com a beleza”, a ser repetido com frequência e, para acrescentar, com um espírito positivo e alegre.