Lábios, Maçãs do rosto, Olhos, Rosto
TRATAMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO PARA A PELE DO ROSTO: UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE.
Lábios, Maçãs do rosto, Olhos, Rosto

Graças à variedade de formulações, o ácido hialurônico pode ser empregado para tratar especificamente diversas manchas faciais.
O rosto é como nos apresentamos ao mundo. Ter traços harmoniosos e uma pele jovem e radiante constrói a nossa autoestima e ajuda nas nossas relações com os outros. E, se hoje nos sentimos bem com nós mesmas e com os outros, também é graças ao ácido hialurônico. O nascimento dos produtos injetáveis, no início dos anos 1980, marcou uma verdadeira revolução na nossa relação com a medicina estética. Antes um privilégio de poucas, a beleza passou a ser um direito de todas. Intervenções cirúrgicas que requerem internação e tempo longo de recuperação tornaram-se tratamentos que podem ser feitos na clínica no seu horário de almoço. E o medo de não gostar do resultado final, sabendo que não é algo reversível, deu lugar à satisfação de resultados imediatamente visíveis, que podem ser facilmente modificados para a satisfação absoluta da paciente.
Quarenta anos de gel à base de ácido hialurônico é um período de observação suficiente para analisar seus diferentes usos:
Tratamentos anti-idade
A pesquisa mostrou que as células epiteliais começam a diminuir a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico já entre 25 e 30 anos. É por isso que esses tratamentos são recomendados de maneira preventiva, especialmente em uma população jovem.
Biorrevitalização
É um tratamento anti-idade regenerador que visa a ajudar a pele na produção de colágeno e de elastina. É recomendado a partir dos 30 anos, quando aparecem as primeiras manchas em razão de envelhecimento cronológico. Envolve microinjeções mais profundas, que são mais carentes de células e mais ricas em fibras. Outros componentes ativos são geralmente adicionados ao ácido hialurônico.
Tratamentos para remodelação, preenchimento e correção de manchas faciais
Graças à ampla gama de ácido hialurônico reticulado presente no mercado hoje, os preenchedores dérmicos podem tratar com eficácia quase todas as manchas faciais. Atualmente, eles podem até ser sugeridos como alternativas válidas ao bisturi, para obter um efeito “soft lifting” (plástica não cirúrgica). Estas são as principais áreas que podem ser tratadas.
Tratamento e eliminação de rugas e de sulcos.
As rugas faciais não são todas iguais e, por isso, requerem produtos diferentes.
Preenchimentos labiais
Já se foi o tempo dos lábios hipertróficos e “infláveis”. Hoje em dia, as pacientes são mais exigentes e pedem ao médico esteticista um formato labial mais natural e mais adequado ao seu tipo de rosto. Nesse campo, nenhuma outra molécula chega perto dos efeitos do ácido hialurônico.
Aumento das maçãs do rosto e do queixo, definição do contorno do rosto, preenchimento das maçãs do rosto e das têmporas
Com a idade, as maçãs do rosto perdem a definição e acabam achatando o rosto, as têmporas ficam um pouco fundas e há reabsorção óssea na mandíbula, resultando em queda do queixo e perda do contorno facial. Nesses casos, é necessário um tratamento de contorno facial e o uso de preenchedores volumizadores. Esse tipo de preenchimento é injetado profundamente na pele e, assim, remodela e restaura o volume dos tecidos, levantando-os por dentro.
Levantamento das pálpebras superiores e correção de bolsas sob os olhos e das olheiras
Com o passar dos anos, a parte superior do rosto (testa, arco das sobrancelhas e pálpebras superiores) vai se esvaziando porque perde o tecido adiposo que lhe dá volume e sustentação. Se fizermos intervenção já quando virmos os primeiros sinais, um preenchimento à base de ácido hialurônico será uma alternativa não cirúrgica válida para substituir a blefaroplastia. Ao restaurar o tônus do tecido, isso levanta as sobrancelhas e, mais uma vez, dá evidência ao olhar. Injetado na área suborbital, o ácido hialurônico também pode corrigir bolsas sob os olhos e olheiras.
Tratamento de covinhas, cicatrizes de acne e de varicela
Para nivelar áreas deprimidas da pele, uma sugestão é a associação de ácido hialurônico possivelmente seguido de tratamento ablativo com laser fracionado, para remover as camadas superficiais da pele. O ácido hialurônico atua estimulando tanto os fibroblastos quanto os queratinócitos, regenerando a pele, melhorando a textura e reduzindo a profundidade das cicatrizes.
Preenchimento no nariz para manchas nasais
Se o problema for exclusivamente estético, e não funcional, o uso de preenchedor dérmico no nariz (“rhinofiller”) poderá, muitas vezes, substituir a rinoplastia cirúrgica. Os preenchedores de ácido hialurônico podem ser injetados em três pontos: na raiz do nariz, para nivelar uma possível “corcunda”; na ponta, para obter um efeito de nariz arrebitado; ou, ainda, na ponte, no caso do chamado “nariz em sela”, que pode apresentar reentrâncias ou lacunas a serem preenchidas, talvez até mesmo vestígio de uma rinoplastia cirúrgica feita anteriormente sem sucesso.
A duração dos resultados de um tratamento também depende dos nossos hábitos.
Os preenchedores de ácido hialurônico mais recentes oferecem um equilíbrio ideal entre as necessidades da paciente e a duração dos resultados. No entanto, é importante lembrar que a duração dos efeitos de um tratamento também depende de nossos hábitos. Por exemplo, ao manter a hidratação adequada (beber um litro de água por dia para cada 20 kg de peso corporal), retardaremos a absorção do ácido hialurônico pelo organismo, e o efeito das injeções será mais duradouro.
A desidratação excessiva faz o ácido hialurônico ser absorvido mais rapidamente. Portanto, é melhor não fumar, beber álcool com moderação e não se expor excessivamente aos raios UV. E se você gosta de se exercitar, faça isso, mas evite expor seu corpo a treino excessivamente cansativo e desidratante, como uma maratona. O ácido hialurônico nos ensina que o equilíbrio, na saúde e na beleza, é tudo.