Pescoço e colo, Rosto
A SUA ROTINA DE BELEZA DIÁRIA PARA O PESCOÇO E O COLO
Pescoço e colo, Rosto

O pescoço e o colo são áreas particularmente delicadas da pele e, como tal, estarão entre as primeiras a mostrar os sinais da idade. É importante, portanto, agir de forma direcionada e contínua para retardar o processo de envelhecimento dessas áreas.
Algumas áreas da pele são mais propensas a sofrer os sinais da idade e a degeneração. O pescoço e o colo estão entre elas por vários motivos, que se baseiam na estrutura particular e na organização funcional da pele nessas partes do corpo.
Um filme hidrolipídico diluído e uma pele desidratada.
É a primeira causa de envelhecimento prematuro dessas áreas da pele. O número de glândulas sebáceas diminui significativamente, começando na região submentoniana e avançando à medida que se aproxima do colo. Como se sabe, as glândulas sebáceas produzem sebo, que, emulsionado com a água da transpiração da pele e com outras substâncias hidratantes, forma uma espécie de creme feito para a pele tecnicamente chamado de “filme hidrolipídico”. Uma queda na produção de sebo também fará essa emulsão desaparecer, tornando a pele mais propensa à desidratação, com capacidade reduzida de resposta aos estímulos ambientais e ao sol.
O platisma perde seu tônus.
A anatomia do pescoço e do colo também é bastante peculiar. Um músculo superficial longo, plano e fino, o platisma, ajuda a sustentar a pele especialmente contra o efeito da gravidade, que estica os tecidos do tórax e as glândulas mamárias para baixo. Quando o platisma perde o tônus ou se divide em pequenas faixas, a pele do pescoço e do colo apresenta flacidez, rugas e faixas fibrosas feias.
Hábitos diários que retardam o envelhecimento do pescoço e do colo.
A melhor maneira de tratar essas áreas da pele é adotar três hábitos de cuidados com a pele direcionados e contínuos. Em primeiro lugar, devemos repor as substâncias ausentes na superfície da pele. Em segundo lugar, devemos apoiar a atividade e a renovação dos fibroblastos dérmicos. E, em terceiro lugar, devemos cuidar do tão importante platisma.
1. Reintegre o filme hidrolipídico.
É obrigatório ter uma rotina de beleza direcionada: uma loção adstringente não agressiva, de preferência um leite de limpeza; cremes hidratantes e rejuvenescedores para áreas específicas da pele, particularmente ricos em ácido hialurônico e lipídios. E nunca se esqueça de proteger adequadamente essa área contra o sol (ainda mais que o rosto!) com roupas ou protetor solar.
2. Faça sessões de biorrevitalização.
Sessões de injeção biorrevitalizante de ácido hialurônico natural de alto e baixo pesos moleculares, preferencialmente na forma “híbrida”, são ótimas para restaurar o tônus e a vitalidade da derme, tornando-a mais resistente à ação da gravidade.
3. Cuide do seu platisma.
Isso significa dar um suporte adequado aos seios (com sutiãs macios e envolventes, sem aro), mas também evitar esforços musculares excessivos que possam fazer o músculo ceder e formar faixas longitudinais, principalmente na frente. Isso causaria a formação das típicas, desagradáveis e tristemente definitivas linhas no pescoço.
Fundamental como sempre, no caso do pescoço e do colo, prevenção é primordial. Ela pode ser realizada tomando pequenos, mas importantes cuidados, que devem ser adotados desde muito cedo, com continuidade e empenho.